Resenha: A Menina Submersa - Memórias


Olá, como cês vão? Eu vou bem, obrigada, sumida porém ajeitando a vida aos poucos. Andei meio desanimada com umas coisas, quando percebi acabei acumulando e larguei mão de tudo, não tive ânimo nenhum de estar no computador ou internet assim sumi daqui.

Li esse livro no mês passado e essa resenha era pra ter saído mês passado também, por fazer parte do "12 Books" do Irmandade das Blogueiras onde o tema do mês era: Um livro de um autor que você nunca leu antes e que livro melhor que esse para começar? (Já que o de janeiro não chegou e estamos no 'mês errado', vamos fingir que começou agora ok? :P)


"Quando alguma coisa deixa uma forte impressão em nós, deveríamos fazer o nosso melhor para não esquecer. Por isso anotar é uma boa idéia."


A Menina Submersa: memórias


'A Menina Submersa - Memórias' é um verdadeiro conto de fadas, uma história de fantasmas habitada por sereias e licantropos. Mas antes de tudo uma grande história de amor construída como um quebra-cabeça pós-moderno, uma viagem através do labirinto de uma crescente doença mental. Um romance repleto de camadas, mitos e mistério, beleza e horror, em um fluxo de arquétipos que desafiam a primazia do 'real' sobre o 'verdadeiro' e resultam em uma das mais poderosas fantasias dark dos últimos anos. Considerado uma 'obra-prima do terror' da nova geração, o romance é repleto de elementos de realismo mágico e foi indicado a mais de cinco prêmios de literatura fantástica, e vencedor do importante Bram Stoker Awards 2013. A autora se aproxima de grandes nomes como Edgar Allan Poe e HP Lovecraft, que enxergaram o terror em um universo simples e trivial - na rua ao lado ou nas plácidas águas escuras do rio que passa perto de casa -, e sabem que o medo real nos habita. O romance evoca também as obras de Lewis Carrol, Emily Dickinson e a Ofélia, de Hamlet, clássica peça de Shakespeare, além de referências diretas a artistas mulheres que deram um fim trágico à sua existência, como a escritora Virginia Woolf. 

Autor: Caitlín R. Kiernan
Editora: DarkSide
320 páginas


"Vou escrever uma história de fantasmas agora" ela datilografou.

A trama é narrada por India Morgan Phelps, ou Imp, como prefere ser chamada, que sofre de esquizofrenia desorganizada assim como sua mãe e avó e para lutar contra isso ela vê na pintura, vinis de sua mãe e escrever a sua história uma "válvula de escape" para manter isso normal. E é aí que a história de fantasmas começa.


Sua história é uma tentativa de se lembrar do que é importante, de como as coisas resolveram mudar quando encontrou uma mulher misteriosa chamada Eva Canning em uma noite de julho ou novembro, que nunca saiu de seus pensamentos e sua relação com o quadro Menina Submersa que anotou tudo o que encontrou sobre o quadro (e sobre todas as coisas que julgou ser importante).
Imp nos conta sobre seu relacionamento com sua namorada também, Abalyn, que a ajudou em vários momentos.

"Ninguém nunca trocou o meu sexo. Eles simplesmente deixaram a carne mais em linha com a minha mente." - Abalyn


"Digo coisas que não são verdades porque preciso que sejam verdade"

É um livro dentro de um livro, não temos como saber se as memórias de Imp são verdadeiras ou se é mais uma peça pregada por suas memórias embaralhando os acontecimentos ou mudando as pessoas delas. Ela se contradiz em vários pontos, volta várias vezes em outros e repete outras.
E sim, a narrativa é não-linear. Acho que se fosse escrever sobre minhas memórias, eu escreveria igual a Imp.


"Você não consegue desenhar uma linha reta. 
Mas eu posso andar um quilômetro torto."

É um livro confuso? É. Me cansou? Algumas vezes, por causa de algumas repetições. Mas o livro é incrível, as criações dos quadros pela autora (que eu jurava que existia na vida real), citações de músicas e outros autores como Poe me deixam fascinada em livros assim. É um livro tão rico em conteúdo e fundamento que eu preciso repetir: eu jurava que existiam aqueles quadros!
Vale muito a pena a leitura, provavelmente vai sair da zona de conforto de muita gente (pelo pouco que li por aí antes de ler o livro) mas não é legal isso? Sem contar que foi o livro que mais anotei quotes haha com certeza é um dos meus preferidos.


"Fantasmas são essas lembranças fortes demais para serem esquecidas, ecoando ao longo dos anos e se recusando a serem apagadas pelo tempo"

Não posso deixar de falar que: o livro ~físico~ é lindo demais, cada detalhe me deixou mais encantada, tem desenhos lindos e cada capítulo tem uma libélula ou besouro. Eu queria fotografar tudo, mas ia ficar muuuuuito extenso e sabem a primeira foto alí? Então é tipo isso 
E desculpem se ficou confuso.


-
Então é isso, tenho que agradecer a linda da Emily por ter me dado essa coisa linda e 'já preferida' da vida de presente no amigas secretas, to apaixonada ainda haha e pela aquarelinda também ♥ OBRIGADA!

Espero que tenham gostado e me digam aí se já leram esse livro ^-^
Até a próxima!
Peixinhooooos gordinhos! ♥


18 comentários

  1. Me apaixonei pelo livro! Ele parece realmente lindo, com essas páginas decoradas! E a história e o tipo de narrativa me chamaram a atenção também! (:
    Beijos!
    https://pseudoaleatoriedade.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muuuito lindo mesmo! Se eu fotografasse tudo, ia nem ter mais graça ver haha <3

      Excluir
  2. OI Larissa em primeiro lugar adorei sua resenha, muito bem escrita. Em segundo fiquei super intrigada pelo livro, a temática é bem interessante e gostei dele ser assim não-linear, gosto de histórias escritas desse jeito. Enfim, deu vontade de ler!! Bjs

    De Coturno & Spikes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Sério eu sempre fico na dúvida se consegui passar o que eu queria haha mas leia sim, você vai adorar <3

      Excluir
  3. Terminei esse livro dia desses e minha opinião é bem parecida com a sua. Demorei séculos pra terminar mas achei um livro incrível! E eu jurava que os quadros e os artistas eram verdadeiros também haha ótima resenha, beijão!

    http://www.devaneiosdepapel.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? haha que legal *-* no começo eu era firme em achar que os quadros e tals eram fakes né? Mas conforme fui lendo a dúvida foi plantada em mim e eu jurava que eram reais XD

      Excluir
  4. Oi Lari! Nossa, a resenha foi muito bem feita e adorei as fotos (a última <3), mas me chamou atençao os autores citados: é exatamente o tipo literário que eu gosto! Me chamou bastante atenção, tanto pela história quanto pelo prêmio recebido. Despertou meu interesse!

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo Vic! Quando eu vejo "Poe" com "inspiração" nas sinopses da vida eu já vou correndo ler uiahsaui mas o livro é bom viu? vale a pena <3

      Excluir
  5. Adorei a indicação e a resenha. Mais ainda, achei incrível a citação "Este livro é o que é (...)"

    Beijo,
    biaacarla.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho incrível essa citação! <3 e obrigada, viu?

      Excluir
  6. Parabéns pela resenha, muito bem escrita. Estou encantada com o design desse livro, suas fotos são apaixonantes *-*
    beijos

    http://semtempestade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thalita! Obrigada duas vezes aliás haha <3

      Excluir
  7. woooooooooooooooow... mais um livro pra minha lista de aniversário rsrsrsrs
    bjos

    ResponderExcluir
  8. eu quero esse livro. Gostei da capa. Mas ta dificil aqui rs

    um abraço apertado do blog: Mundo da Fani

    ResponderExcluir
  9. Eu já tinha visto esse livro antes, em algum lugar... Mas a capa e o título não me interessaram.
    Agora fiquei curiosa para ler esse livro, adoro livros com esse tipo de ilustração *-* Já coloquei no desejados do skoob hahaha

    xoxo
    paperdream-s.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é todo um amor que só, é com certeza uma das edições mais lindas da minha estante <3

      Excluir